Você está aqui: Início » Robótica, Eletrônica e Afins » Eletrônica » Arduino

Projeto Arduino, led com botão liga desliga.

                  
 

Olá amantes do Arduino. Agora vocês aprenderão como fazer o projeto arduino led com botão. Este projeto consiste em controlar o funcionamento de um led, ligando e desligando o mesmo através de um push button. Este projeto básico introduz a utilização de botões, ou push buttons, em projetos arduino, permitindo a você dar um passo a mais no seu aprendizado. Então vamos lá.

 

Para desenvolver o projeto arduino led com botão você vai precisar dos seguintes componentes:

  • um arduino;
  • uma protoboard;
  • 7 fios jumper, sendo 3 pequenos e 4 médios;
  • um led;
  • um resistor de 150 ohms e um resistor de 100 ohms;
  • um push button;
  • um cabo USB para conectar o arduino no computador;
  • um computador com a IDE e drivers do arduino instado;

 

Material necessário para o desenvolvimento do projeto arduino led com botão.

Projeto Arduino led com botão

 

Vamos iniciar o nosso projeto arduino conectando o botão na protoboard, atentando para a sua posicação, que pode ser vista na imagem abaixo.

Projeto Arduino

 

Neste caso conectamos uma perna do botão na coluna 50 e uma na coluna 48 da protoboard.

Projeto Arduino

 

Agora você vai conectar uma perna do resistor de 150 ohms na coluna 48, a mesma do botão, e a outra perna do resistor você vai conectar na coluna 45. Conecte um fio jumper ligando a perna do resistor na coluna 45 (fio preto neste caso) a linha horizontal negativa (linha azul no caso desta protoboard). Conecte outro fio jumper ligando a perna do botão da coluna 50 (fio vermelho neste caso) a linha horizontal positiva (linha vermelha no caso desta protoboard).

Projeto Arduino botão e led

 

Conecte um fio jumper, amarelo neste caso, entre a perna do botão e a do resistor na coluna 48.

Projeto Arduino botão e led

 

Agora chegou a hora de ligar o led na protoboard. O led usado pode ser de qualquer cor. Conecte a perna grande do led na coluna 55 e a perna pequena do led na coluna 56. Conecte um resistor de 100 ohms entre o led e o fio jumper, conforme mostra a imagem abaixo.

Projeto Arduino led e push button

 

Conecte um fio jumper na coluna 56 e na linha negativa da protoboard, ligando a perna pequena do led com a linha negativa.

Conecte um fio jumper no inicio da linha negativa, o preto neste caso, e outro no inicio da linha positiva, o vermelho neste caso.

Chegou a grande hora, que é conectar a protoboard, juntamente com os seus componentes (led, botão, resistores)  no arduino. Para facilitar o entendimento e a explicação usarei como referência as cores dos fios jumper usados neste projeto. Segue abaixo os passos para realizar as ligações dos fios jumper da protoboard ao arduino.

  • fio amarelo ao pino digital 2 do arduino;
  • fio azul ao pino digital 8 do arduino;
  • fio vermelho ao pino de alimentação 5V;
  • fio preto ao pino GND.

Feito isso seu projeto físico arduino led com botão está completo e pronto para funcionar.

Arduino Uno

 

Outro ponto de vista da ligação dos fios jumper entre o arduino e a protoboard.

Projeto Arduino Uno

 

Chegou a hora mais interessante, que é a programação do seu arduino. Agora você vai definir o que o arduino vai fazer, neste caso acender ou apagar um led de acordo com o pressionamento do botão que está na protoboard. Abra a IDE do arduino no seu computador e também conecte o arduino ao seu computador com o cabo USB.

Programação arduino uno

 

Segue abaixo o código fonte do programa que vai controlar o arduino, conforme o presionamento do botão, que se estiver apertado acende o led, se não apaga o led. Neste projeto introduzimos o uso de constantes em programas arduino. A diferença de uma constante para uma variável é que uma variável pode ter seu valor alterado quantas vezes for necessário dentro do programa. Já a constante, uma vez que se define o valor inicial não se pode mais alterar este valor. Mostramos também o comando digitalRead que, neste caso, faz a leitura do pino digital 2, detectando se o mesmo está ou não recebendo energia.

Em síntese este programa captura o estado do botão, pressionado ou não pressionado, e de acordo com este estado envia ou não energia para acender o led. O programa abaixo foi compilado e testado, caso você queira é só copiar e colar na ide do arduino.

 

--------------------------------------------- Início do código fonte  --------------------------------------------

/*
Projeto Arduino acendendo e apagando o led com botão.
Por João Paulo - Jota
----------------------------------------
--=<| www.ComoFazerAsCoisas.com.br |>=--
----------------------------------------
*/


//Declaração das constantes
const int led = 8;    //constante led refere-se ao pino digital 8.
const int botao = 2;  //constante botão refere-se ao pino digital 2.

//Declaração da variável que conterá os estados do botão (0 LOW, 1 HIGH).
int estadoBotao = 0;

//Método setup, executado uma vez ao ligar o Arduino.
void setup() {
  pinMode(led,OUTPUT);   //Definindo o pino digital 8 como de saída.
  pinMode(botao,INPUT);  //Definindo o pino digital 2 como pino de entrada.
}

//Método loop, executado enquanto o Arduino estiver ligado.
void loop() {  
  //Lendo o estado do pino 2, constante botao, e atribuindo
  //o resultado a variável estadoBotao.

  estadoBotao = digitalRead(botao);          
 
  //Verificando o estado do botão para definir se acenderá ou
  //apagará o led.  

  if (estadoBotao == HIGH) {
    digitalWrite(led,HIGH); //Botão pressionado, acende o led.
  } else {
    digitalWrite(led,LOW);  //Botão não pressionado, apaga o led.    
  }       
}

---------------------------------------------- Fim do código fonte  ---------------------------------------------

 

Com o programa na IDE do arduino, agora é só compilar e depois fazer o upload. A imagem abaixo destaca os botões de verificação/compilação e de upload na barra de ferramentas da IDE do arduino.

IDE do arduino

 

Após a compilação e upload seu projeto está completamente pronto! agora é só apertar o botão para acender o led e se divertir. E não se esqueça de mostrar o projeto para todo mundo! rs.

Obrigado pela visita e fique de olho nos projetos arduino aqui do site ComoFazerAsCoisas.com.br que muitas novidades virão. Um grande abraço e até a próxima.

Se você gostou deste post então também vai gostar dos post abaixo!

Controlando a velocidade de um motor CC no Arduino com potenciômetro.Controlando a velocidade de um motor CC no Arduino com potenciômetro.Arduino, primeiros passos para trabalhar com este fantástico microcontroladorArduino, primeiros passos para trabalhar com este fantástico microcontroladorProjeto Arduino pisca ledProjeto Arduino pisca led
Projeto Arduino sinal de trânsitoProjeto Arduino sinal de trânsitoArduino, projeto dois sinais de trânsito sincronizadosArduino, projeto dois sinais de trânsito sincronizadosProjeto Arduino, botão que acende leds com efeitoProjeto Arduino, botão que acende leds com efeito
Projeto Arduino, controlando led RGB multicoloridoProjeto Arduino, controlando led RGB multicoloridoProjeto Arduino, Como controlar um led com um potenciômetro.Projeto Arduino, Como controlar um led com um potenciômetro.Projeto Arduino. Como controlar as cores de um led RGB com botões.Projeto Arduino. Como controlar as cores de um led RGB com botões.