Olá pessoal, neste post vou ensinar como desenvolver um projeto arduino com display LCD 16x2 do tipo JHD 162A. Um display LCD eleva o seu projeto a outro nível, pois possibilita uma saída mais amigável e a possibilidade de interação por parte dos usuários. Usar displays LCDs em projetos arduino ao contrário do que parece é bem fácil, pois todas as funcionalidades já estão codificadas na biblioteca LiquidCrystal.h que será incluída, é terá suas funções chamadas a partir do nosso programa desenvolvido para este projeto. Outro ponto importante é o uso de dois potenciômetros que servem para controlar o brilho e o contraste da tela LCD permitindo que você defina um nível adequado de visibilidade para o display LCD, como poder ser visto no vídeo ao final deste post, que mostra este projeto concluído e em funcionamento.
Para desenvolver o projeto arduino com display lcd você vai precisar de:
Segue abaixo o esquema de montagem do projeto, que servirá como referencia de ligação entre os componentes ao longo do post.
Segue abaixo o datasheet, detalhando a funcionalidade de cada pino, do display LCD JHD 162A que foi usado neste projeto.
A imagem abaixo mostra o verso do display LCD JHD 162A. No canto inferior direito vemos o código deste display.
Vamos iniciar a montagem do nosso projeto conectando o display LCD na protoboard. Neste caso o pino 1 do display LCD foi conectado a coluna 0 da protoboard.
Agora conecte o 5V e o GND do arduino na protoboard. Conecte os dois potenciômetros e também os ligue ao 5V e GND. Neste caso o fio vermelho é o 5V e o preto e o GND.
Agora chegou a hora de ligar o display LCD ao arduino. A ligação será feita da seguinte forma.
Lembrando que você poderá verificar o esquema de montagem do projeto no início deste post, que mostra com detalhes como as ligações entre os componentes foram feitas.
Agora chegou a hora de programar o arduino. Segue abaixo o código fonte comentado deste projeto, lembrando que as mensagens exibidas no display LCD, através do comando lcd.print poderão ser alteradas.
Código fonte do projeto.
/* Projeto Arduino com LCD. Por Jota ---------------------------------------- --=<| www.ComoFazerAsCoisas.com.br |>=-- ---------------------------------------- */ //Define a utilização da biblioteca para controle de telas LDCs. #include "LiquidCrystal.h" //Criando um objeto da classe LiquidCrystal e //inicializando com os pinos da interface. LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2); void setup() { //Inicializando o LCD e informando o tamanho de 16 colunas e 2 linhas //que é o tamanho do LCD JHD 162A usado neste projeto. lcd.begin(16, 2); } void loop() { lcd.clear(); //limpa o display do LCD. lcd.print("Oi!!! "); //imprime a string no display do LCD. delay(2000); lcd.setCursor(0,1); //posiciona cursor na coluna 0 linha 1 do LCD lcd.print("Tudo Bem???"); //imprime a string no display do LCD. delay(2000); lcd.clear(); lcd.print("Quer aprender"); lcd.setCursor(0,1); lcd.print("este projeto?"); delay(4000); lcd.clear(); lcd.print("www.ComoFazerAsCoisas.com.br"); delay(1000); //Rolando o display para a esquerda 12 vezes for (int i = 0; i < 12; i++) { lcd.scrollDisplayLeft(); delay(600); } delay(1000); }
Após transferir o código fonte para a IDE do arduino compile-o e depois faça o upload do mesmo. Ajuste os potenciômetros para que as mensagens fiquem visíveis e pronto, seu projeto foi concluído.
E para concluir veja abaixo o vídeo mostrando este projeto concluído e em funcionamento.
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