Você está aqui: Início » Robótica, Eletrônica e Afins » Eletrônica » Geração de Energia

Mini gerador de energia manual movido a manivela

 

Olá pessoal, hoje vou mostrar como fazer um mini gerador de energia manual, movido a manivela, capaz de acender vários leds e colocar para funcionar dispositivos de corrente contínua compatíveis com a tensão gerada pelo gerador. Como sempre usei materiais baratos e fáceis de encontrar para que você possa construir o seu em sua casa sem dificuldades. Para construir este gerador de energia usei palitos de picolé, dois motores de corrente contínua de 6 volts encontrados em drives de cd/dvd/blu-ray e usados na abertura e fechamento da bandeja do drive. Usei também supercola, engrenagens plásticas e raios de bicicleta.

Dos componentes para a construção do gerador de energia creio que o mais difícil de encontrar sejam as engrenagem plásticas. Gastei 4 engrenagens nesse projeto. As menores, que são colocadas diretamente no eixo do motor tem 0,5 cm de diâmetro. As maiores tem medidas diferentes. A que vai diretamente na manivela tem 3 cm de diâmetro e a outra tem 2,5 cm de diâmetro, observe também que as engrenagens grandes são duplas, cada uma delas possui uma engrenagem pequena em seu centro. Outra coisa que ajuda na fixação das engrenagens nos raios de bicicleta são as roscas que os mesmos possuem na ponta.

As engrenagens são muito importantes no projeto do gerador de energia, pois elas irão multiplicar a velocidade de rotação dos motores. Por exemplo enquanto eu girar a manivela 1 vez os motores irão girar 40 vezes. Essa correlação entre giro da manivela e giro dos motores depende do tamanho das engrenagens, quantidade de dentes das engrenagens, quantidade de engrenagens e mais umas coisinhas. Se você quiser se aprofundar nisso pode começar por aqui.

Gerador de energia

Para construir a estrutura do gerador de energia, usei os palitos de picolé e supercola. Comecei construindo a base, mostrada na imagem 1 abaixo. E sobre a base fui construindo as demais partes. Observe que alguns pontos possuem reforço de vários palitos, para que a estrutura fique realmente firme.

Gerador de energia

A parte mais complicada é o posicionamento correto dos raios na estrutura, pois os furos pelos quais os raios vão passar não podem ser muito folgados e devem permitir que as emgrenagens se encaixe perfeitamente nos raios. Eu comecei instalando primeiro o raio que vai ser a manivela, e depois fui ajustando os demais componentes (outro raio com a engrenagem, base dos motores e os motores), sempre medindo com uma régua para ficar tudo certinho em suas posições. É um trabalho manual de precisão, que exige um pouco de paciência.

Mini gerador de energia

Os motores também deve ficar encaixados bem firmemente, não podem se movimentar enquanto o gerador estiver funcionando. Por isso, ao fazer o suporte para os motores faça com que eles se encaixem com uma certa pressão.

Mini gerador de energia

No caso do meu gerador liguei os motores em série, para somar a tensão gerada por cada um deles. Fiz isso ligando o fio positivo de um motor no fio negativo do outro, e as duas pontas que sobraram são as saídas positiva e negativa, que vão gerar a energia. Existem motores que não possuem a informação de qual polo é positivo e qual é negativo, isso porque a polarização desses motores dependem do sentido em que ele gira. Se este for seu caso use um multimetro e teste diversas ligações em série e mantenha a que gerar mais tensão (volts). Mais sobre ligações em série.

Energia livre

Abaixo seguem mais algumas imagens mostrando detalhes do mini gerador de energia manual.

Energia livre

Encaixe entre as engrenagens, com o gerador de energia visto de frente.

Gerador de energia manual

Encaixe entre as engrenagens, com o gerador de energia visto por trás.

Gerador de energia manual

Encaixe entre as engrenagens, com o gerador de energia visto por cima. Observe também que usei arame bem fino, enrolado e com um pingo de supercola, para manter os raios sempre na posição desejada.

Gerador de energia manual

Segue abaixo o vídeo complementar do mini gerador de energia manual movido a manivela. No vídeo você verá ele funcionando e acendendo doze leds de 5 mm e também um led de alto brilho. Verá também alguns detalhes da contrução da estrutura de palitos de picolé que suporta os motores de corrente contínua, os raios de bicicleta e as engrenagens. Então veja o vídeo e conheça mais detalhes do gerador de energia a manivela.

E se você gostou, curta, compartilhe, dê um joinha no vídeo e inscreva-se no nosso canal do YouTube para sempre estar por dentro e acompanhar os novos projetos, isso é importante para nós. Um grande abraço e valeu!

Grande abraço para todos e até o próximo post.

Veja Mais

Como fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Como fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Como fazer uma mini bomba de água caseira
Como fazer uma mini bomba de água caseira
Como Fazer um Circuito Pisca LED
Como Fazer um Circuito Pisca LED
Arduino com sensor de obstáculos ultrasônico HC-SRO4
Arduino com sensor de obstáculos ultrasônico HC-SRO4
Guincho robótico de palito de picolé com arduino e servomotores. Como Fazer.
Guincho robótico de palito de picolé com arduino e servomotores. Como Fazer.
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0
Motor CC/DC no Arduino e ponte H dupla. Controle de velocidade e sentido da rotação
Motor CC/DC no Arduino e ponte H dupla. Controle de velocidade e sentido da rotação
 

Tops do momento

Como calcular o resistor adequado para um LED.Como calcular o resistor adequado para um LED.
Como fazer uma mini bomba de água caseiraComo fazer uma mini bomba de água caseira
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0
Projeto Arduino com display LCD.Projeto Arduino com display LCD.
Projeto Arduino, led com botão liga desliga.Projeto Arduino, led com botão liga desliga.
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0
Como Fazer um Circuito Pisca LEDComo Fazer um Circuito Pisca LED
Projeto Arduino com display LCD, sensor de temperatura e sensor de luminosidade.Projeto Arduino com display LCD, sensor de temperatura e sensor de luminosidade.

Destaques

Joystick controlando 3 servomotores no ArduinoJoystick controlando 3 servomotores no Arduino
Como fazer uma mini balestra pistola de palitos de picoléComo fazer uma mini balestra pistola de palitos de picolé
Como fazer uma lanterna de LEDs no palitoComo fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer um avião bimotor de palitos de picoléComo fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Como fazer uma mini bomba de água caseiraComo fazer uma mini bomba de água caseira
Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!
Como ligar um joystick no Arduino e ler as posições X, Y e ZComo ligar um joystick no Arduino e ler as posições X, Y e Z
Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho.Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho.
 
Como Fazer as Coisas no Facebook Como Fazer as Coisas no G+ Como Fazer as Coisas no Twitter Como Fazer as Coisas no YouTube Como Fazer as Coisas no Pinterest Feed Como Fazer as Coisas