Você está aqui: Início » Robótica, Eletrônica e Afins » Eletrônica » Eletrônica Básica

LED o que é, para que serve, tipos e como funciona.

 

LED (light emitting diode) é um componente eletrônico cuja principal característica é a emissão de luz. O led é um tipo de diodo de junção PN que se diferencia dos demais diodos principalmente pelo fato de emitir luz. Os leds são polarizados e na maioria dos casos um led possui dois terminais, um positivo ou ânodo/anodo (terminal maior) e um negativo ou cátodo/catodo (terminal menor). 

LED

O LED surgiu por volta de 1960 e só existia na cor vermelha e custava muito caro, e desde então foi se tornando um dos componentes eletrônicos mais utilizados, baixando o seu preço e diversificando suas características. Hoje os leds estão disponíveis em vários tamanhos, várias cores e várias intensidades de brilho. Por exemplo em telas de smartphones e tablets temos os leds do tipo OLED microscópicos, em faróis de carros e lanternas temos os leds brancos de alto brilho, no botão power de aparelhos eletrônicos temos um led vermelho comum, e no seu aparelho de som ou algum eletrodoméstico aí na sua casa provavelmente tem um led comum que pisca, e por aí vai.

Tipos de Leds

Dentre os tipos e formatos de leds podemos destacar:

leds difusos comuns: sua luz é distribuída sobre o seu encapsulamento plástico, ou seja sua luz é difusa, espalhada, dispersa e normalmente o seu encapsulamento plástico é opaco exatamente para se conseguir esse efeito de difusão da luz, mas ainda assim ele possui pontos em seu encapsulamento plástico onde a luz é mais forte e pontos onde a luz é mais fraca.

Leds difusos

leds de alto brilho: sua luz possui um brilho mais intenso que a dos leds difusos e normalmente seu encapsulamento plástico é transparente e sua luz é focada, concentrada, em uma direção e um ângulo. 

Leds de alto brilho

fitas de leds: é uma fita, que pode ser de vários tamanhos, e que possui minúsculos leds ligados um após o outro, e esses leds podem ser controlados em conjunto, acendendo, piscando e variando suas cores (dependendo do modelo). 

fita de leds

leds bicolores: possuem duas cores, normalmente verde e vermelho, mas existem de outras cores também, podem ter dois ou três terminais e podem ser difusos ou transparentes, e podem ter suas cores combinadas para formarem outras cores.

Leds bicolores

leds RGB ou tricolor: é um led que possue três cores, são elas: vermelho (R), verde (G) e azul (B). Você pode acender essas cores individualmente ou em conjunto para que formem outras cores. Eles podem ser difusos ou transparentes.

Led RGB

led SMD: são leds muito pequenos, muito encontrados em fitas de leds, e em placas como o Arduino e Raspberry PI, podem ser difusos, transparentes e multicores (RGB).

Leds SMD

matriz de leds: é um conjunto de leds dispostos em linhas e colunas, que podem acender, pisca e mudar de cor (dependendo do modelo) individualmente ou em conjunto. Podem ser usados para exibir letras e números e até gráficos com pouca resolução.

Matriz de leds

led ou display de 7 segmentos alfanuméricos: possui sete leds dispostos de tal forma que são capazes de exibir letras e números. Existem variações desse tipo de display com duas, três, quatro ou mais unidades de sete segmentos.

Led display de 7 segmentos

led ou display de 16 segmentos alfanuméricos: possui dezesseis leds dispostos de tal forma que são capazes de exibir letras maiúsculas e minúsculas e números. Existem variações desse tipo de display com duas, três, quatro ou mais unidades de dezesseis segmentos.

Leds display de 16 segmentos

led infravermelho: é um tipo de led que emite uma luz infravermelha, invisível ao olho humano. São usados comumente em sensores, controles remotos e como parte de aparelhos de visão noturna.

Led infravermelho

led de alta potência ou HPLEDs: High-power leds são leds muito potentes capazes de substituir lâmpadas. Normalmente são usados na iluminação de ambientes, lanternas e faróis de carros.

HPLEDs

leds orgânicos (OLEDs): são leds muito pequenos, quase microscópicos que são usados na construção de TVs, telas de smartphones e tablets, monitores, telas flexíveis e etc. 

Leds orgânicos OLED

E quanto ao tamanho dos leds, os mais comuns são os de 3mm, 5mm, 8mm e 10mm, mas existem também tamanhos menores e maiores do que esses. A luminosidade de um led, independente do tipo e formato, é medida em lúmens. O seu tempo de vida depende muito do seu tipo e das condições a que ele é exposto, mas em média ele dura de 25.000 a 100.000 horas.

Para montar circuitos eletrônicos com leds é importante que você conheça algumas características técnicas do led, como a tensão em volts e a corrente em amperes com as quais o seu led trabalha, abaixo segue uma tabela com as características mais comuns para leds de 5 mm difusos e de alto brilho, que são os tipos de leds que usamos nos projetos de circuitos eletrônicos aqui no site. Se você necessitar de uma informação mais precisa para o seu led é necessário que você saiba quem é o fabricante e o modelo do seu led, aí é só buscar no Google digitando o nome do fabricante, o modelo do seu led, mais as palavras "led datasheet". Datasheet é um documento técnico criado pelo fabricante de um componente eletrônico que possui todas as características técnicas desse componente eletrônico.

Tabela de LEDs corrente e tensão

Assim como todos os componentes eletrônicos os leds possuem um símbolo que é usado em esquemas eletrônicos. Abaixo está o símbolo mais comum utilizado para os leds. As duas setas apontando para a diagonal superior direita significam a emissão de luz.

Símbolo LED

E para complementar veja o vídeo abaixo que fala mais sobre o LED, esse importante componente eletrônico que está em quase todos os aparelhos eletrônicos da atualidade.

Então é isso aí pessoal, e pra nos dar uma força curta, compartilhe, dê um gostei no vídeo, adicione aos favoritos e inscreva-se no nosso canal do YouTube. Valeu e um grande abraço!

Veja Mais

Introdução aos Capacitores. O que é, para que serve e como funciona.
Introdução aos Capacitores. O que é, para que serve e como funciona.
Como calcular o resistor adequado para um LED.
Como calcular o resistor adequado para um LED.
Circuito que controla o brilho do LED com um potenciômetro, como fazer.
Circuito que controla o brilho do LED com um potenciômetro, como fazer.
Potenciômetro, o que é, para que serve, tipos, aplicações e como funciona.
Potenciômetro, o que é, para que serve, tipos, aplicações e como funciona.
Fotoresistor, o que é, para que serve, e como funciona.
Fotoresistor, o que é, para que serve, e como funciona.
Resistor, o que é? e para que serve? uma visão geral sobre esse importante componente da eletrônica.
Resistor, o que é? e para que serve? uma visão geral sobre esse importante componente da eletrônica.
Regulador de Tensão, uma visão geral sobre esse importante componente da eletrônica
Regulador de Tensão, uma visão geral sobre esse importante componente da eletrônica
Como Fazer um Circuito Pisca LED
Como Fazer um Circuito Pisca LED
Projeto Arduino pisca led
Projeto Arduino pisca led
 

Tops do momento

Como calcular o resistor adequado para um LED.Como calcular o resistor adequado para um LED.
Como fazer uma mini bomba de água caseiraComo fazer uma mini bomba de água caseira
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0
Projeto Arduino com display LCD.Projeto Arduino com display LCD.
Projeto Arduino, led com botão liga desliga.Projeto Arduino, led com botão liga desliga.
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0
Como Fazer um Circuito Pisca LEDComo Fazer um Circuito Pisca LED
Mini gerador de energia manual movido a manivelaMini gerador de energia manual movido a manivela

Destaques

Joystick controlando 3 servomotores no ArduinoJoystick controlando 3 servomotores no Arduino
Como fazer uma mini balestra pistola de palitos de picoléComo fazer uma mini balestra pistola de palitos de picolé
Como fazer uma lanterna de LEDs no palitoComo fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer um avião bimotor de palitos de picoléComo fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Como fazer uma mini bomba de água caseiraComo fazer uma mini bomba de água caseira
Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!
Como ligar um joystick no Arduino e ler as posições X, Y e ZComo ligar um joystick no Arduino e ler as posições X, Y e Z
Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho.Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho.
 
Como Fazer as Coisas no Facebook Como Fazer as Coisas no G+ Como Fazer as Coisas no Twitter Como Fazer as Coisas no YouTube Como Fazer as Coisas no Pinterest Feed Como Fazer as Coisas