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Arduino, primeiros passos para trabalhar com este fantástico microcontrolador

 

O primeiro Arduino surgiu por volta de 2005, na Itália, e a idéia era disponibilizar um microcontrolador barato e fácil de se usar, voltado para hobistas, estudantes e profissionais, que possibilitasse que esse grupo de pessoas construísse sistemas de hardware e software que interagissem com o mundo real através de sensores ou outros componentes eletrônicos recebendo as entradas, e através de atuadores produzindo as saídas. Por exemplo no projeto controlando um servomotor com um potenciômetro no Arduino temos um potenciômetro, um componente eletrônico, recebendo uma entrada que seria a movimentação do seu eixo, e um servomotor, como atuador, produzindo uma saída que são os movimentos do seu braço de acordo com a movimentação do potenciômetro, e o Arduino realizando o processamento que transforma o movimento do eixo do potenciômetro em movimentos do braço de um servomotor.

Então podemos dizer que o Arduino é um microcontrolador, ele nada mais é do que uma extensão, com diversos facilitadores, para o microcontrolador ATMega. Além disso o Arduino possui uma IDE para que você escreva, compile e transfira os seus programas para o Arduino realizar o processamento. Além disso o Arduino é um Hardware livre, que segue o mesmo conceito dos softwares livres. Com um Arduino você será capaz de criar uma infinidade de projetos, como alarmes, controladores de iluminação, braços robóticos, um robô inteiro, controlador de telas sensíveis ao toque, controlar motores e mais uma infinidade de coisas.

Arduino Uno R3

O conjunto formado pelo Arduino, pela IDE de programação e pela linguagem de programação é chamado Wiring. O Wiring é open-source e é conhecido como plataforma de desenvolvimento ou plataforma de prototipação. Muita gente confunde a definição de Wiring com a definição do Arduino. O arduino faz parte do Wiring e é apenas um microcontrolador com hardware open-source.

O conjunto formado pelo Arduino, pela IDE de programação e pela linguagem de programação é chamado Wiring. O Wiring é open-source e é conhecido como plataforma de desenvolvimento ou plataforma de prototipação. Muita gente confunde a definição de Wiring com a definição do Arduino. O arduino faz parte do Wiring e é apenas um microcontrolador com hardware open-source.

Os programas escritos para o Arduino são chamados de sketch (esboço/rascunho) e são escritos em linguagem C e C++ e a IDE do Arduino vem com uma biblioteca composta por um conjunto de funcionalidades que facilitam o trabalho de programação. Escrever programas para o Arduino é fácil, e tratando de modo genérico, você precisa apenas definir o que o método setup() e o método loop() vão fazer. O método setup() é executado uma vez assim que o Arduino é ligado e normalmente é usado para definir configurações iniciais, como por exemplo quais serão os pinos de entrada ou de saída do Arduino. O método loop() é executado após o método setup(), e como diz o própio nome ele é executado em loop equanto o Arduino estiver ligado. Dentro do método loop é que você normalmente escreve as funcionalidades do seu programa, como por exemplo fazer um led piscar de dois em dois segundos.

O Arduino possui várias versões e dentre elas podemos destacar: Arduino Uno, Arduino Leonardo, Arduino Due, Arduino Yún, Arduino Micro, Arduino Mega, Arduino Fio, Arduino Tre, Arduino Zero e muitas outras. Aqui no nosso site usamos o Arduino Uno R3 e o Arduino Leonardo para construir nossos projetinhos em Arduino. E recomendamos para você que está iniciando o Arduino Uno R3. E caso você ainda não tenha comprado seu Arduino, antes de comprar dê uma olhada no post diferenças entre um Arduino verdadeiro e um falso.

Para começar os seus projetos com Arduino você vai precisar de um Arduino, um computador para programá-lo, uma protoboard e os componentes eletrônicos necessários para a construção do seu projeto. E para você que quer ir mais longe, recentemente publiquei aqui no site um post que ensina como montar o seu próprio Arduino em uma protoboard a um preço bem baixo e com componentes fáceis de encontrar. Não deixe de visitar.

Expandindo as funcionalidades do arduino através de Shields.

Shields são placas de expansão que você conecta ao Arduino para para obter funcionalidades específicas como por exemplo controlar motores, GPS, redes wi-fi,  wireless, leitoras de cartão SD, bluetooth, mp3 player, joystick e muito mais. E vários shields podem ser conectados ao Arduino ao mesmo tempo.

Arduino shields

E para complementar segue a vídeo aula onde você irá aprender os primeiros passos para iniciar no mundo Arduino, que são:

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