Boas notícias, hoje vou ensinar para vocês como montar o seu Arduino em uma protoboard, ou se você quiser pode montar em uma placa também. O post Diferenças entre um Arduino verdadeiro e um falso foi polêmico, muita gente opinou, discordando ou concordando, e se você quiser deixar a sua opinião é só ir lá e escrever. E o que foi mais citado nos comentários é o fato do Arduino ser um Hardware Livre, e como projeto de microcontrolador, ou plataforma de desenvolvimento ele realmente é um Hardware Livre, mas lembro que a marca Arduino não é uma "Marca Livre".
Então finalmente vamos nos beneficiar do fato do Arduino ser um hardware livre e fazer uma cópia dele para rodar os nossos projetos. A grande vantagem de construir o seu próprio Arduino é a economia, sai muito mais barato que comprar um pronto e é muito fácil de montar. Então vamos lá!
Para montar o seu Arduino você vai precisar de:
O regulador de tensão L7805 tem a finalidade de estabilizar a tensão em sua saída. No nosso caso ele receberá na entrada 9 volts e terá uma saída de 5V estabilizada que servirá para alimentar os demais componentes do projeto. Ele possui três pinos que estão mapeados na imagem abaixo.
O ATmega 328P-PU é um microcontrolador de 8-Bit fabricado pela Atmel , é o cérebro do nosso Arduino, ele que vai processar os programas que iremos escrever para a nossa cópia do Arduino. Ele possui diversos pinos, que estão mapeados na imagem abaixo. E se você quiser o datasheet completo do ATmega328 clique no link.
Então agora vamos começar a montagem da nossa cópia do Arduino, que provavelmente ficará igual a esse bonitão aí na imagem abaixo.
Para facilitar a montagem do Arduino na protoboard vamos começar pela alimentação da placa e pelo regulador de tensão. O led vermelho indica se o arduino está ligado ou não. Para montar essa parte você vai precisar da bateria de 9 volts, do suporte da bateria, dos fios jumper, do led vermelho, do resistor de 220 ohms que vai ligado a perninha positiva do led, dos dois capacitores de 10uf e do regulador de tensão. Mãos a obra, agora é só conectar os componentes conforme mostrado na imagem abaixo, e depois de montado quando você ligar a bateria o led vermelho irá acender.
E a próxima parte trata da montagem do microcontrolador na protoboard. Antes de começar essa parte certifique-se de que a bateria está desligada da protoboard. O componente principal agora é o microcontrolador e vamos usar o mapa de pinos que está no começo deste post para facilitar. A contagem dos pinos na imagem abaixo é feita da esquerda para a direita começando da parte de baixo, no sentido anti-horário. O pino 1, que é o pino de reset, está ligado ao botão de reset através de um fio e também existe um resistor ligado entre o pino 1 e o positivo. O pino 7 é ligado ao positivo e o pino 8 ao negativo. No pino 9 está uma perninha do cristal e também o capacitor cerâmico (branco e laranja) que liga o pino ao negativo. No pino 10 está a outra perninha do cristal e também o outro capacitor cerâmico (branco e laranja) que liga o pino ao negativo. O pino 19 do microcontrolador (que é o pino digital 13 do arduino) deve ser ligado a perna positiva do led verde, e a perna negativa do led verde é ligada ao resistor de 220 ohms que está ligado ao negativo. As pernas 20 e 21 do microcontrolador estão ligadas ao positivo. E finalmente a perna 22 está ligada ao negativo.
E abaixo segue o esquema completo da montagem do Arduino na protoboard.
Agora que seu Arduino está pronto falta apenas programá-lo para que ele faça alguma coisa. E para começar vamos fazer um programinha simples, que vai fazer o led verde ficar piscando. Esse led verde é aquele led L que fica conectado a porta digital 13 de um Arduino original. Como nosso arduino não tem uma porta USB vamos precisar do auxílio de um arduino de verdade para gravarmos o programa. Para fazer isso retire o microcontrolador ATmega da sua protoboard, coloque-o em um arduino de verdade, conecte-o em seu computador, copie e cole o código fonte abaixo na IDE de desenvolvimento do arduino, compile e faça o upload. Agora retire o ATmega do arduino e coloque novamente na sua protoboard com o cuidado de encaixar os pinos nos lugares certos.
//Por ComoFazerAsCoisas.com.br int ledVerde = 13; void setup() { pinMode(ledVerde, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(ledVerde, HIGH); // Ligando o led delay(1000); // espera 1 segundo digitalWrite(ledVerde, LOW); // Desligando o led delay(1000); // espera 1 segundo }
E para finalizar com chave de ouro veja abaixo o vídeo que mostra exatamente este arduino em funcionamento, com o código fonte disponibilizado acima.
E se você gostou, curta, compartilhe, dê um joinha no vídeo e inscreva-se no nosso canal do YouTube para sempre estar por dentro e acompanhar os novos projetos. Um grande abraço e valeu!