Como medir a impedância de um alto-falante com multímetro

Como medir a impedância de um alto-falante com multímetro

                  
 

Olá pessoal, neste post vou mostrar como medir a impedância de um alto falante usando um multímetro digital, desses simples, encontrados em qualquer loja de eletrônicos. É comum que se descolem e se percam os selos com as especificações (potência, ohms e fabricante) do alto falante, dificultando a construção de novas caixas acústicas para o mesmo. Mas nem tudo está perdido, usando um multímetro você conseguirá descobrir novamente quantos ohms tem o seu alto falante e poderá construir a sua caixa acústica que não prejudica o seu amplificador. Então vamos lá.

 

Neste caso vou medir a impedância de um alto-falante da Selenium, o 8PW3, que tem 8 ohms conforme a especificação do fabricante. Este alto-falante ainda possui o selo com suas características, como pode ser visto na imagem abaixo, e foi usado a título de exemplo.

Como medir os ohms de um alto falante com multimetro 01

 

Primeiramente encontre no seu multímetro o quadrante de medição de resistência, que possui um símbolo parecido com uma ferradura, veja na seta vermelha da imagem este símbolo, e entre os valores desse quadrante selecione o valor 200. Lembro que os quadrantes são separados por tracinhos, no caso deste multímetro o maior valor é 200M e o menor valor é 200.

Como medir os ohms de um alto falante com multimetro 02

 

Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.7 ohms nos terminais do alto-falante. Pode existir uma diferença entre a quantidade de ohms declarada pelo fabricante e a quantidade medida no terminal e essa diferença é bom levar em consideração em seu projeto de caixa acústica.

Como medir os ohms de um alto falante com multimetro 03

 

Agora ao invés de fazer a medição nos terminais farei nas cordoalhas do alto falante, colocando as pontas de prova do multímetro, vermelha no positivo, e preta no negativo, diretamente sobre as cordolhas do alto falante, é agora o valor medido foi de 8 ohms cravado, veja na imagem abaixo.

Como medir os ohms de um alto falante com multimetro 04

 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, um grande abraço e até a próxima.

Se você gostou deste post então também vai gostar dos post abaixo!

Guincho robótico de palito de picolé com arduino e servomotores. Como Fazer.Guincho robótico de palito de picolé com arduino e servomotores. Como Fazer.Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0
Como melhorar o seu fone de ouvido intra-auricularComo melhorar o seu fone de ouvido intra-auricularComo são fabricados os Alto-FalantesComo são fabricados os Alto-FalantesReforma de alto-falante. Como trocar a proteção central amassada.Reforma de alto-falante. Como trocar a proteção central amassada.
Como configurar o DBX DriveRack PA+Como configurar o DBX DriveRack PA+DBX DriveRack PA+ como atualizar o firmwareDBX DriveRack PA+ como atualizar o firmwareDBX DriveRack PA+, uma visão geral desse processador de áudioDBX DriveRack PA+, uma visão geral desse processador de áudio
 
 

Faça o seu comentário pelo Facebook.