Você está aqui: Início » Robótica, Eletrônica e Afins » Eletrônica » Eletrônica Básica

Como fazer uma mini bomba de água caseira

 

Olá pessoal, agora vou mostrar como fazer uma mini bomba de água caseira, simples e fácil de fazer. Essa mini bomba de água pode ser usada para várias coisas, como por exemplo em projetos de feiras de ciências, sendo a peça chave para um mini rio de água corrente, uma mini cachoeira, ou para um projeto qualquer que necessite de um pequeno jato de água como uma mini hidroelétrica. E além disso pode ser usada em sua função principal que é de transferir água de um recipiente para outro, como mostrado no vídeo ao final deste post.

Mini bomba de água caseira

Para montar a sua mini bomba de água você va precisar de:

  • uma fonte de alimentação de computador,
  • uma bomba lavadora de parabrisa de 12 volts (pode ser a do fusca),
  • dois pedaços de mangueira que se encaixem na entrada e saída da bomba,
  • uma chave liga/desliga,
  • e pedaços de fios preto e vermelho.

A bomba lavadora de parabrisa é uma peça de carro, então você vai encontrá-la em uma autopeças. Eu usei para construir a minha mini bomba de água uma bomba lavadora de parabrisa do Fusca que é mais barata e fácil de encontrar, além de ter os seus terminais de fácil acesso. A fonte de alimentação de computador também é bem fácil de encontrar, nova ou usada, em lojas de peças computadores. O motor da mini bomba de água é de corrente contínua que casa com as saídas da fonte de alimentação do computador que produz corrente contínua. Uma bateria de carro também poderia alimentar a mini bomba no lugar da fonte de alimentação de computador, só que a bateria tem o inconveniente de perder a sua carga a medida que vai sendo usada e necessita de recarga.

Preparando a fonte de alimentação

E para o correto funcionamento da sua mini bomba de água você deverá preparar a fonte de alimentação da seguinte forma.

Primeiro certifique-se de que a fonte está desligada da tomada e procure o maior plugue da fonte de alimentação, ele é o que vai ligado na placa mãe, e encontre os fios verde e preto, que estão um ao lado do outro e usando um clips de papel metálico ou um fio conecte o fio verde ao preto, como na imagem abaixo.

Fonte de alimentação de computador

Na fonte de alimentação você poderá optar pela alimentação de 5 volts que fará o motor funcionar de forma mais suave, bombeando menos água, ligando o fio positivo do motor no fio vermelho da fonte de alimentação e o fio negativo do motor no fio preto da fonte de alimentação. Veja na imagem abaixo o plugue da fonte de alimentação com destaque nos fios da alimentação de 5 volts.

Fios 5 volts da fonte de alimentação

Você também poderá optar pela alimentação de 12 volts da fonte de alimentação, fazendo com que sua mini bomba de água desenvolva toda sua força de bombeamento de água, para isso você vai ligar o fio positivo do motor no fio amarelo da fonte de alimentação e o fio negativo do motor no fio preto da fonte de alimentação. Veja na imagem abaixo o plugue da fonte de alimentação com destaque nos fios da alimentação de 12 volts.

12 volts da fonte de alimentação de computador

Esquema de ligação da mini bomba de água

E abaixo segue o esquema de ligação entre o motor da mini bomba de água, a chave liga/desliga e a fonte de alimentação. E para facilitar o bombeamento coloque mangueiras nas pontas da bomba de água.

Mini bomba de água caseira

Dicas de segurança

Trabalhar com eletricidade pode ser perigoso se você não tomar certas precauções para sua segurança. E no caso da mini bomba de água a recomendação é que você mantenha a fonte de alimentação o mais distante possível da bomba de água, pois caso o jato de água da bomba molhe a fonte de alimentação você corre um sério risco de tomar um choque e se machucar, então seja esperto e siga a dica. Outra dica é ligar a fonte de alimentação na tomada somente depois que todo o restante da ligação foi concluída.

Colocando a mini bomba de água para funcionar

Primeiramente você deverá, através de sucção com a boca, preencher com água toda a extensão da mangueira ligada a mini bomba, de uma ponta a outra, depois deverá descobrir qual ponta da mangueira suga a água e qual expele a água para colocar cada uma em seu devido lugar. Agora ligue a fonte de alimentação e posteriormente usando a chave liga/desligar ligada ao fio positivo da bomba de água ligue a sua mini bomba de água caseira e divirta-se.

E abaixo segue o vídeo com detalhes de todo o processo de montagem da mini bomba de água caseira e também a demonstração de seu funcionamento em 5 volts e em 12 volts. Veja esta maravilha funcionando!

Então é isso pessoal, e para fechar com chave de ouro e demonstrar o seu apoio ao nosso esforço dê um gostei no vídeo, compartilhe, adicione aos favoritos e inscreva-se no nosso canal do YouTube. Valeu um grande abraço e até breve!

Veja Mais

Como fazer uma mini balestra pistola de palitos de picolé
Como fazer uma mini balestra pistola de palitos de picolé
Como fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Como fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Circuito com LED RGB e botões para acender cada uma das cores, simples e fácil.
Circuito com LED RGB e botões para acender cada uma das cores, simples e fácil.
Como calcular o resistor adequado para um LED.
Como calcular o resistor adequado para um LED.
Circuito que controla o brilho do LED com um potenciômetro, como fazer.
Circuito que controla o brilho do LED com um potenciômetro, como fazer.
Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho. Como fazer!
Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho. Como fazer!
Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!
Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!
Como Fazer um Circuito Pisca LED
Como Fazer um Circuito Pisca LED
 

Tops do momento

Como calcular o resistor adequado para um LED.Como calcular o resistor adequado para um LED.
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0
Projeto Arduino com display LCD.Projeto Arduino com display LCD.
Projeto Arduino, led com botão liga desliga.Projeto Arduino, led com botão liga desliga.
Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 1.0
Como Fazer um Circuito Pisca LEDComo Fazer um Circuito Pisca LED
Mini gerador de energia manual movido a manivelaMini gerador de energia manual movido a manivela
Projeto Arduino com display LCD, sensor de temperatura e sensor de luminosidade.Projeto Arduino com display LCD, sensor de temperatura e sensor de luminosidade.

Destaques

Joystick controlando 3 servomotores no ArduinoJoystick controlando 3 servomotores no Arduino
Como fazer uma mini balestra pistola de palitos de picoléComo fazer uma mini balestra pistola de palitos de picolé
Como fazer uma lanterna de LEDs no palitoComo fazer uma lanterna de LEDs no palito
Como fazer um avião bimotor de palitos de picoléComo fazer um avião bimotor de palitos de picolé
Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!Circuito simples que controla a velocidade de um motorzinho. Como fazer!
Como ligar um joystick no Arduino e ler as posições X, Y e ZComo ligar um joystick no Arduino e ler as posições X, Y e Z
Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho.Circuito simples que controla o sentido de rotação de um motorzinho.
Como montar o seu Arduino na protoboardComo montar o seu Arduino na protoboard
 
Como Fazer as Coisas no Facebook Como Fazer as Coisas no G+ Como Fazer as Coisas no Twitter Como Fazer as Coisas no YouTube Como Fazer as Coisas no Pinterest Feed Como Fazer as Coisas