Você está aqui: Início » Robótica, Eletrônica e Afins » Eletrônica » Eletrônica Básica

Como fazer um VU Meter com 10 leds e o LM3915. Fácil de fazer.

                  
 

VU Meter ou Volume Unit Meter é um dispositivo que representa visualmente a intensidade do sinal de áudio, em geral encontrados em aparelhos de som. Hoje o modelo de VU meter mais comum é aquele que usa leds, normalmente verdes, laranjados e vermelhos, que vão piscando de acordo com o ritmo da música e a potência do sinal de áudio. Agora vou mostrar como fazer o seu próprio VU meter, com 10 leds e controle de sensibilidade através de um potenciômetro. Este projeto de VU Meter possui um plug do tipo P2, daqueles usados em fones de ouvido, que permite que você o conecte a um telefone celular, um tablet, um computador, um aparelho de som e etc. Você também pode usar o VU meter sem o plug P2, ligando diretamente os dois fios da entrada de áudio do VU meter na saída de áudio de um aparelho qualquer, como um amplificador de som de um carro.

Para fazer o seu VU meter você vai precisar de:

  • 1 CI LM3915;
  • 10 leds. Neste projeto usei 10 leds de alto brilho nas cores verde, laranja e vermelho;
  • 1 resistor de 1K ohm;
  • 1 potenciômetro de 10 K ohms;
  • 1 suporte para bateria de 9 volts;
  • 1 bateria de 9 volts;
  • 1 plug P2, dos usados em fones de ouvido;
  • 1 protoboard;
  • fios.

Para montar o seu projeto é importante que você conheça um pouco o esquema dos pinos do LM3915, que é o coração deste projeto. Segue abaixo o esquema detalhando cada um dos seus pinos do CI.

LM3915

Antes de irmos para o esquema de montagem veja abaixo o projeto pronto do VU meter com 10 leds e com controle de sensibilidade. Liguei em um celular Galaxy S2 e funcionou que foi uma beleza.

Como fazer um VU Meter

Apesar do sinal de áudio do celular ser um pouco "fraco" o VU meter funcionou bem após alguns ajustes na sua sensibilidade, através do potenciômetro.

Como fazer um VU Meter

Segue abaixo o esquema de montagem do VU meter em detalhes. Lembrando que o potenciômetro serve para controlar a sensibilidade do VU meter. Por exemplo, se você ligar o VU meter em um aparelho com sinal "fraco", como um celular, você deverá aumentar a sensibilidade, senão as luzes quase não vão piscar. Se você ligar em um aparelho com sinal "forte", como a saída de áudio de um amplificador de som automotivo, você deverá diminuir a sensibilidade, senão as luzes ficarão todas acesas e quase não piscarão.

Esquema VU Meter - como fazer

E veja abaixo o vídeo que mostra o projeto VU Meter funcionando ligado a um smartphone Galaxy S2. Lembro que este VU meter pode ser conectado em diversos aparelhos, basta que eles possuam uma saída para fones de ouvido.

Então é isso pessoal. Obrigado pela visita e não se esqueçam de dar uma força curtindo a fanpage ComoFazerAsCoisas no Facebook e o nosso vídeo no YouTube. Obrigado e até o próximo projeto.

Se você gostou deste post então também vai gostar dos post abaixo!

Mini gerador de energia manual movido a manivelaMini gerador de energia manual movido a manivelaArduino com sensor de obstáculos ultrasônico HC-SRO4Arduino com sensor de obstáculos ultrasônico HC-SRO4Guincho robótico de palito de picolé com arduino e servomotores. Como Fazer.Guincho robótico de palito de picolé com arduino e servomotores. Como Fazer.
Diferenças entre um Arduino verdadeiro e um falso.Diferenças entre um Arduino verdadeiro e um falso.Controlando um servomotor com potenciômetro no arduino.Controlando um servomotor com potenciômetro no arduino.Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0Como fazer um mini gerador de energia eólica - versão 2.0
Motor CC/DC no Arduino e ponte H dupla. Controle de velocidade e sentido da rotaçãoMotor CC/DC no Arduino e ponte H dupla. Controle de velocidade e sentido da rotaçãoArduino, primeiros passos para trabalhar com este fantástico microcontroladorArduino, primeiros passos para trabalhar com este fantástico microcontroladorMotor CC no Arduino com controle de velocidade e leds medidores de potência.Motor CC no Arduino com controle de velocidade e leds medidores de potência.