Esse é um circuito bem fácil de se fazer, desses pra você fazer em casa e se divertir um pouco com eletrônica, ou quem sabe até montar um ventilador a pilhas. O circuito com controle de velocidade de rotação do motorzinho de corrente contínua aplica um dos diversos princípios da eletrônica, que é o da resistência elétrica, onde o potenciômetro com a função de resistor variável tem a capacidade de limitar ou liberar a corrente elétrica no circuito. Quando você aumenta a resistência do potenciômetro, girando o seu eixo, você estará limitando a corrente elétrica fazendo com que o motor gire devagar. Quando você diminui a resistência do potenciômetro, também girando seu eixo, você permite que a corrente elétrica passe com mais facilidade fazendo com que o motor gire rápido.
Para montar o seu circuito que controla a velocidade de rotação de um motor de corrente contínua você vai precisar de:
um potenciômetro de 1KΩ (que suporte pelo menos 4w como um potenciômetro de fio),
um motor de corrente contínua preferencialmente de 6 volts,
uma protoboard (opcional),
um suporte para 4 pilhas,
e as pilhas.
Cuidado para não queimar o seu motor. Verifique a tensão de trabalho dele, no meu caso usei um de 6v, por isso usei quatro pilhas. Se você estiver usando um motor com tensão diferente de 6v cuide para que a alimentação seja adequada senão você pode queimar o seu motorzinho. Duas pilhas para um motor de 3v, quatro para um de 6v, uma bateria de 9v para um motor de 9v, certo! E se você usar um potenciômetro comum o mesmo pode não durar muito tempo devido a sua limitação de dissipação de calor em watts, portanto é recomendado que você use um potenciômetro de uns 4 watts de potência, como um potenciômetro de fio. Mas eu usei nesse projeto um potenciômetro comum mesmo, que normalmente dissipa de 0,25 a 1 watt.
A montagem do circuito é muito simples, você terá que instalar o potenciômetro no fio positivo da alimentação do motorzinho. Pegue o potenciômetro coloque-o de frente para você, de modo que você veja o seu eixo giratório, no primeiro pino do lado esquerdo lique o fio positivo que vem das pilhas. No pino do meio lique o fio positivo do motorzinho. Agora ligue o fio negativo das pilhas no fio negativo do motorzinho e pronto! você concluiu seu circuito. Fácil né. Veja o esquema de ligação abaixo.
E para concluir veja o vídeo, que mostra a montagem do circuito e o seu funcionamento.
E se você gostou, curta, compartilhe, dê um gostei no vídeo e inscreva-se no nosso canal do YouTube para sempre estar por dentro e acompanhar os novos projetos. Um grande abraço e valeu!